Sistema de Gestão Ambiental

A Bordeaux Têxtil mantem através de Cursos e Treinamentos, a conscientização de seus colaboradores sobre a necessidade de se adaptar a um modelo de gestão ambiental.

Conscientizamos para que a empresa tenha como objetivo a prevenção através da REDUÇÃO, REUTILIZAÇÃO e RECUPERAÇÃO, além da valorização material promovendo a reciclagem material e orgânica, e a valorização energética dos resíduos sólidos.

Gestão Ambiental

Armazenamento e Reciclagem

A Bordeaux Têxtil compra e recebe seus produtos semanalmente, evitando com isso uma estocagem alta que em caso de acidente possa criar uma ocorrência mais grave.

Fornece regularmente curso para seus colaboradores assim como todo equipamento de proteção. Sua cozinha de tinta possui impermeabilização de piso, além de área de contenção com coleta.

Em 2014 fizemos analise de solo a qual constatou que não existe qualquer irregularidade, Todo material de embalagem, como plásticos e tubos de papelão, são separados e quando é possível são reaproveitados, e o restante é recolhido por uma empresa de reciclagem.

As bombonas e sucatas de ferro tem o mesmo destino.

bordeaux-textil-4
bordeaux-textil-3

Tratamento de Efluentes

A estação de tratamento de efluentes, ETE, tem a capacidade de tratar todo o efluente da Bordeaux, usando uma tecnologia avançada. Possui todas as etapas, como retenção de sólidos, equalização e correção de PH, além do tratamento biológico, com lodo ativado, eliminando os impactos ambientais.

Atualmente temos uma eficiência de 98% na remoção de cor e da carga orgânica, fazendo com que todo efluente seja bombeado de volta para a Estação de Tratamento de Agua (ETA), gerando com isso um ciclo constante.

O lodo é recolhido, tamborado e destinado ao aterro.

As bombonas e sucatas de fero temo mesmo destino.

Redução, Reutilização e Recuperação.

A Bordeaux Textil, em conjunto com seus técnicos procedeu a automação de suas máquinas visando a redução de consumo de agua (desperdício e reprocessos).

A administração adquiriu novos equipamentos com baixa relação de banho e melhores eficiências.

Através de tubulação própria reutilizamos toda água de condensa que vai diretamente para a caldeira numa temperatura de 60 a 70ºC. Incluindo também a água da chuva.

bordeaux-textil-5
bordeaux-textil-6

Valorização das Energias

Reduzimos o gasto com vapor, diminuindo a pressão, substituindo radiadores por queimadores à gás (GLP), com a entrada de agua quente (recuperada), além da instalação de nova fornalha para queima de briquetes, tornando a empresa P+L.

Com relação a energia elétrica, no processo de automação, substituímos os motores antigos por novos com alto rendimento e comandados por inversores de potência.

Toda iluminação foi substituída por lâmpadas fluorescentes e que num futuro próximo serão substituídas por LED’s. A iluminação fora das maquinas é utilizado a luz natural, através de telhas translucidas.

Nossos compressores, localizados na área central da empresa para evitar perdas de vazamentos, foram instalados reguladores automáticos com liga/desliga evitando seu funcionamento desnecessário. Nas instalações hidráulicas de banheiros, foram instalados válvulas automáticas além de bacias acopladas.

Dúvidas sobre a Bordeaux Têxtil?